Ciclo de palestras chama atenção para os riscos da falta de água

Mais de 200 alunos assistiram as palestras

Bem comum mais importante para a vida, a água está se tornando cada vez mais escassa devido às ações irresponsáveis do homem. O desperdício, o desmatamento e a poluição estão colocando em risco o lençol freático, as nascentes e os rios e, consequentemente, o abastecimento de populações inteiras.

Com foco nessa situação, a secretaria municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente realizou na terça-feira (24) à noite, no Centro de Eventos Juventude um ciclo de palestras que contou com a presença de profissionais ligados à área ambiental, como a professora doutora em química do ICET Eliana F. G. C. Dores; Leonice de Souza Lotufo, gerente de fomento e apoio a comitês de bacias hidrográficas e superintendente de recursos hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; dos engenheiros ambientais Felipe Pilan e Murilo Formiga, da empresa Nascentes do Xingu, que detêm a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto em mais de duas dezenas de cidades em Mato Grosso; e do engenheiro agrônomo e mestre em gestão de recursos hidrológicos, Carlos Henrique Checoli.

Autoridades e palestrantes durante cerimonial de abertura do evento

Secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Pedro Cambará lembrou em sua fala durante a abertura do evento, que Campo Verde, nos últimos 30 anos, passou por mudanças em seus recursos hídricos. Como exemplo ele citou os rios das Mortes e São Lourenço, que estão com o volume de água reduzido. “A água é, sem dúvida nenhuma, o maior patrimônio que temos. Sem ela nós não somos nada. E nós, talvez, ainda não nos atentamos para isso”, disse. “A gente pensa que a água não vai ter fim, por isso é preciso usar com mais racionalidade”, completou.

Para a secretária de Educação e Cultura, Andrea Schroeter, é preciso que a população mude seus hábitos e passe a cuidar da água com mais consciência. “Nós sabemos, na prática e na teoria o quanto a água é importante para a vida, mas falta algo essencial aos seres humanos, que é atitude”, destacou. “Não existe outra maneira, além de preservar, do que sabermos que é preciso usar a água de forma consciente”, completou.

A vereadora Alaene Fernandes, a “Boneca”, salientou que adotar hábitos simples, como diminuir o tempo do banho e escovar os dentes com a torneira fechada já contribuem para a redução do desperdício de água. Para ela, somente com atitudes consciente será possível evitar situação como as que estão sendo registradas em várias regiões do Brasil, onde a falta de água e o risco de desabastecimento é alarmante. “Nós aqui em Campo Verde não temos noção da falta de água que ocorreu em São Paulo, mas é preciso mudar os hábitos porque a gente está caminhando para isso”, alertou.

Até a próxima sexta-feira (27), a SEDAM realizará palestras nas escolas da zona rural e urbana do município. Também serão desenvolvidas ações como o plantio de árvores e repovoamento de nascentes. O ciclo de palestras realizado na última terça-feira atraiu mais de 200 alunos da rede pública e particular de ensino. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Noticias