Creche Padre João é inaugurada no bairro São Miguel

IMG_9823Os moradores dos bairros São Miguel, Cidade Alta e Recanto dos Pássaros agora contam com uma creche para atender as crianças de 1 a 5 anos.  Com investimentos de R$ 2 milhões, sendo R$ 601 mil da Prefeitura e R$ 1,4 milhão do Governo Federal através do Fundo Nacional da Educação (FNE), a Administração Municipal de Campo Verde inaugurou na tarde de quinta-feira (30) a Creche Padre Johannes Bertold Henning – Padre João.

Com oito salas de aulas e todas as acomodações para atender com qualidade e eficiência, a nova creche tem capacidade para 280 crianças, podendo chegar a 300 em dois turnos.

O início das aulas depende da entrega dos móveis, conforme explicou a secretária de Educação e Cultura Andréa Schroeter. “Eles já foram comprados, estamos esperando apenas a entrega. Começaram já serem entregues, então, em pouquíssimo tempo nós acreditamos que as aulas irão começar”, disse ela. “Peço mais um pouquinho de paciência para os pais, mas está tudo de acordo – porque o MEC tem normas – nós somos obrigados a seguir essas normas senão eles não liberam a obra. E nós sabemos como está a crise em nível federal e isso atrapalhou bastante a entrega da obra”, completou.

O nome da creche é uma homenagem ao Padre Johannes Bertold Henning, o Padre João, que durante 20 anos foi pároco da Igreja São Cristóvão e teve participação importante na história de Campo Verde, tendo participado ativamente do processo de emancipação político-administrativa do Município e sendo um dos fundadores do Sicredi em Mato Grosso.

Gerente da Comajul, cooperativa criado pelo Padre João em Juscimeira, Helder Batista de Oliveira conviveu por mais de 20 anos com o religioso e ressaltou que tudo que ele fazia era em prol do social, em benefício das comunidades. “Quando veio para Campo Verde, ele abraçou Campo Verde também como sua terra e muito fez por Campo Verde, criou a Paróquia São Cristóvão e ajudou na emancipação política de Campo Verde. Então é uma justa homenagem que o prefeito Fábio e os vereadores estão fazendo, colocando o nome dele nessa creche, que também é voltada para o social”, observou.

A nova creche é uma grande conquista para os moradores do São Miguel, Cidade Alta e Recanto dos Pássaros e, de acordo com o prefeito Fábio Schroeter, vai ao encontro de uma necessidade das famílias. Para ele, poder entregar a obra é uma realização como administrador do município. “Acho que é a realização de um gestor poder entregar aquilo que a comunidade tanto deseja, tanto almeja. Então, é com muita alegria que a gente inaugura essa obra que vai marcar um grande avanço para o bairro São Miguel, podendo atender todas essas crianças aqui nesse espaço. Um espaço que ficou maravilhoso, muito bonito mesmo, muito bem feita a obra. Tenho certeza que as crianças se sentirão muito bem aqui”, disse.

O prefeito informou que toda a equipe pedagógica da nova creche já está sendo montada. “Para poder atender muito bem as crianças, trata-las com todo carinho, com todo cuidado. Elas merecem”, ressaltou.

Fábio também lembrou que com a inauguração da Creche, as crianças do bairro deixarão de se deslocar para outras escolas. “Algumas até têm dificuldades de atendimento, e com essa inauguração nós conseguimos afinal, trazer toda essa melhoria, essa qualidade vida para a população do bairro são Miguel. Parabéns a todos e muito obrigado pela compreensão pela demora da obra, que, infelizmente acaba acontecendo, mas trabalhamos incansavelmente para poder entregar essa obra aos moradores. Parabéns a todos”, disse.

Adriana Silva Costa é moradora do bairro São Miguel e mãe de uma menina que será aluna da nova creche. Para ela, o novo espaço vai ser um grande benefício para as famílias moradoras na região. “Vai ajudar muito mesmo. Já tem tempo que a gente estava esperando e agora vai ser bem melhor”, destacou.

Um dos problemas das família que moram no São Miguel e que têm os filhos em escolas localizadas em outros bairros, era justamente o deslocamento. “Eu tenho transporte, mas tem muitas mães que não têm, aí vai de bicicleta, a pé. Aqui no bairro já facilita pra gente, vai ser uma melhoria e a cidade só tem a ganhar com isso. Nós mães, que trabalha o dia inteiro fora, como no meu caso, já ajuda bastante, já dá uma aliviada bem boa mesmo”, disse Adriana.

O deputado Max Russi, que participou da inauguração da creche, mais uma vez destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Fábio Schroeter à frente da Administração Municipal. “Quero parabenizar o prefeito Fábio, fiquei feliz de vir aqui, uma bela creche [onde] 280 crianças serão atendidas com qualidade”, disse.

Max também destacou os investimentos feito pelo prefeito Fábio na infraestrutura do bairro São Miguel. “O prefeito aqui no bairro faz asfalto também, asfalto e qualidade. Eu tive oportunidade de colocar emendas para asfaltamento aqui no bairro e essa semana nós liberamos emenda para academia, que foi um compromisso meu na última vez que estive aqui na entrega de casas. E também já destinei emenda esse ano para o início da vila militar”, informou.

O deputado ressaltou que é bom destinar emendas para Campo Verde porque, com sua capacidade administrativa, o prefeito Fábio faz as verbas renderem mais. “Ele investe bem, multiplica os recursos, coloca recursos do município para ampliar esses investimentos e então eu quero continuar ajudando, arrumando minhas emendas para ajudar o município de Campo Verde e também a administração do prefeito Fábio com toda sua equipe”, disse. (Valmir Faria – supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Educação e Cultura