Prefeito Fábio participa do lançamento da Feira Internacional de Turismo de Cuiabá

1Acompanhado pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo Altair Donizete Restani, o prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, participou na manhã desta segunda-feira (30) do lançamento da Feira Internacional de Turismo do Pantanal – 2017 (Fit Pantanal). O evento, que aconteceu no Centro SEBRAE de Sustentabilidade, em Cuiabá, contou com a presença do secretário adjunto de Turismo, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Nigro; do secretário Ricardo Tomzick, titular da pasta, e de deputados estaduais e federais, além de empresários e acadêmicos do setor turístico.

A Feira, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, tem como tema para este ano a Sustentabilidade. A FIT tem como proposta incentivar projetos com políticas públicas que envolvam a população na geração de renda. “Mas olhando sempre para o meio ambiente, que é nosso maior patrimônio e precisa ser preservado”, disse Nigro.

Fábio Schroeter vê o turismo com bons olhos e acredita que com o envolvimento de empresários e investimentos do setor privado, o segmento pode gerar bons resultados econômicos. Campo Verde, conforme lembrou o prefeito, ainda não explora como deveria o potencial turístico, formado por cachoeiras, morros, mirantes, cavernas e outros atrativos naturais e histórico, mas acaba se beneficiando por ser rota obrigatória de passagem para turistas que procuram as belezas do pantanal mato-grossense ou outros destinos e que acabam consumindo na cidade.

“Nas imediações de Campo Verde já temos exemplos de bons negócios nessa área, como por exemplo, Chapada dos Guimarães. Jaciara também já tem o turismo muito forte, e nós precisamos trabalhar melhor isso para aproveitar não só esses viajantes que estão passando, mas desenvolver o nosso potencial turístico”, disse.  “Mas para isso é preciso, com certeza, boas ideias, bons projetos e investimentos”, completou.

Fábio frisou que para o turismo se fortalecer e passar a ser explorado de maneira economicamente viável é preciso que haja investimentos da iniciativa privada para que o segmento se transforme em fonte de renda e de geração de empregos. “Precisamos de empresários que acreditem nessa proposta e nos ajude a desenvolver isso”, disse.

O turismo, conforme salientou o prefeito, mesmo em anos de crise como os que estão sendo vividos pelo Brasil, sempre atrai gente e movimenta a economia. “É preciso que a gente se dedique um pouco mais ao turismo para que ele se transforme em uma ferramenta de desenvolvimento do nosso município”, enfatizou. “Esse é um trabalho que estamos fazendo e agora nessa gestão queremos intensificar isso muito mais para gerar resultado para nossa população”, completou.

Fábio lembrou que o Governo de Mato Grosso tem feito um trabalho voltado à infraestrutura de logística, melhorando a qualidade das estradas e investindo em pavimentação. “E isso é essencial para o desenvolvimento do turismo, porque quem quer se deslocar para conhecer as belezas, os potenciais turísticos, precisa de acesso. Então temos que aproveitar que o governo está fazendo esse grande trabalho para que isso se transforme em resultado para nossa população de Campo Verde”, disse.

De acordo com Fábio Schroeter, nem sempre é preciso ter atrativos naturais para explorar a atividade turística, mas é necessário sim, investir na construção de hotel, de parque aquáticos ou de balneários. “Se você tem uma gastronomia boa, uma área de lazer interessante, automaticamente as pessoas vêm”, disse.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Altair Donizete Restani afirmou que sua secretaria vai desenvolver ações com o objetivo de fortalecer a atividade turística em Campo Verde. “É um pedido especial do prefeito Fábio para que a gente olhe para o turismo como uma fonte de renda e de emprego para Campo Verde”, disse ele. “A ideia é explorar as novas áreas que passaram a pertencer a Campo Verde”, completou.

Nos próximos meses, de acordo com Restani, um plano para o desenvolvimento do turismo deverá ser elaborado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. Ele lembrou que no ano passado o município esteve presente na Feira Internacional de Turismo do Pantanal e que neste ano deverá participar novamente do evento. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Gabinete