Consultoria vai proporcionar adequação de agroindústrias em Campo Verde

Uma parceria feita pela Prefeitura de Campo Verde com o SEBRAE e SENAI, vai oportunizar as adequações estruturais necessária para o funcionamento, de forma correta, de sete agroindústrias localizadas em assentamentos da reforma agrária no município.

De acordo com os técnicos do SEBRAE e do SENAI (fotos), o trabalho de consultoria apontará as adequações estruturais que deverão ser feitas nas agroindústrias para garantir que elas funcionem de acordo com as normas sanitárias e ambientais e que os alimentos produzidos possam entrar no mercado regularizados, garantindo maior segurança para os consumidores.

Conforme observou a consultora ambiental Jéssica Ydy, as agroindústrias já estão, na sua maioria, estruturadas, com maquinário e pessoal, o que segundo ela, pode acelerar a conclusão dos trabalhos de consultoria.

Já a execução das adequações dependerá da forma como a Prefeitura, através das Secretarias Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e de Obras e Viação, conduzirá os trabalhos. “Essas adequações vão beneficiar os produtores e garantir a qualidade dos alimentos”, observou a consultora do SENAI, Danyele Viana Rondon.  Após as adequações, a equipes que irão trabalhar nas agroindústrias passarão por treinamentos.

O trabalho de consultoria será feito na agroindústria de poupa de fruta do Assentamento Taperinha; nas agroindústrias de derivados de cana, casa do mel e em um laticínio no Assentamento Santo Antônio da Fartura.

No Assentamento Dom Osório os trabalhos serão feitos em uma farinheira que está sendo instalada. Também será feita consultoria na indústria de processamento de vegetal instalada no Distrito Industrial. No Assentamento Santo Antônio da Fartura, uma agroindústria de derivados de milho será adequada para produzir conservas de legumes.

Conforme explicou o analista técnico do SEBRAE Victor Ribeiro, grande parte dos recursos que serão aplicados nos trabalhos de consultoria são do SEBRAE. Os investimentos que estão sendo feitos pela Prefeitura são de R$ 31 mil, montante que corresponde a 30% do valor total.