“Caminhada pela Vida” marca o “Dia Internacional de Prevenção do Suicídio” em Campo Verde

No “Dia Internacional de Prevenção do Suicídio” (10 de setembro), a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde realizou uma caminhada que teve início da Avenida Mato Grosso e terminou na Avenida Brasil, em frente à Praça João Paulo II. A iniciativa fez parte das ações da “Campanha Setembro Amarelo”.

Denominada “Caminhada pela Vida”, a iniciativa teve por objetivo chamar a atenção para a necessidade de despertar na população a importância de se prevenir o suicídio, que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada minuto faz 45 vítimas pelo mundo.

De acordo com o psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, Orivaldo Sales, as pessoas com tendências suicidas dão sinais de que precisam de ajuda. “Aqueles que se suicidaram falaram de suas intenções ou para um familiar, para um amigo ou para o um profissional de saúde. Quem fala faz”, disse ele.

Conforme destacou Sales, o tema é complexo e as causas que levam ao suicídio as mais variadas. Por esse motivo, quem convive com pessoas com tendências suicidas é preciso estar atento. O tema do Setembro Amarelo, “Falar é a Melhor Solução”, é destacado por Sales. “Quem verbaliza libertar”, ressaltou.

Em Campo Verde, Campanha “Setembro Amarelo” tem como parceiros pastoras da Igreja Católica, o Hospital Municipal Coração de Jesus, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família, o CAPS, a Unidade Descentralizada de Reabilitação e a Saúde de Atenção Básica. Ações como palestras nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde e em empresas privadas estão programadas para serem realizadas ao longo do mês.

Categorias: Saúde