Agricultura Familiar

Voltar a Pagina Inicial

Campo Verde conta com seis assentamentos da reforma agrária e um do extinto Banco da Terra, onde vivem cerca de 1.100 famílias. As principais atividades desenvolvidas nas propriedades, que têm entre 12 e 25 hectares, são ligadas à agricultura familiar. Os pequenos produtores cultivam em suas áreas verduras, legumes e frutas. Também criam pequenos animais – como suínos e frango semicaipira – e criam gado de leite.

A criação de peixes em cativeiro é uma atividade que começa a ganhar força com o Programa Municipal de Incentivo à Aqüicultura Familiar – que prevê subsídios por parte da Prefeitura para a construção dos tanques. Com o programa, a piscicultura em breve deixará de ser apenas mais opção de diversificação da propriedade e passará as ser uma fonte de renda a mais para o pequeno produtor.

Os assentamentos existentes em Campo Verde, dada a grande produtividade de hortifrutigranjeiros e à organização social, são considerados exemplos de Reforma Agrária. Um dos mais produtivos é o Santo Antônio da Fartura, que produz 70% dos produtos hortifrutigranjeiros consumidos em Cuiabá e Várzea Grande.