No Dia da Árvore, sementes são lançadas em balões

Izilda Alves Fernandes

Em uma época em que o meio ambiente está sendo violentamente agredido por queimadas e outras ações do homem, um ato que retrata a preocupação e ao mesmo tempo a conscientização ambiental foi realizado na manhã desta quinta-feira (21), justamente na data em que se comemora o “Dia da Árvore”.

Cerca de 10 mil sementes de espécies nativas, como timburi, gurucaia, canafistula, tucaneiro, farinha seca e angico foram lançadas em balões de gás soltos por alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino de Campo Verde. O lançamento aconteceu na Rua Nesken Andrigo Alves Fernandes, no bairro Recanto dos Pássaros II e contou a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Verde, regida pelo maestro André Reges.

A ação fez parte do Projeto Campo Verde Mais Verde, desenvolvido em parceria pelo 2º Serviço Notarial e Registral Nesken e pela empresa Agro Amazonas. “Espero que a terra receba essas sementes que hoje vão para o céu e que, quando caírem, brotem em árvores”, disse a tabeliã Izilda Alves Fernandes. “Se pelo menos 10% germinarem já nos damos por satisfeitos”, completou.

A secretária de Educação e Cultura de Campo Verde, Andréa Schroeter, ações como a realizada hoje são importante para formar nas crianças e nos adolescentes a consciência de que é preciso preservar o meio ambiente. “É muito bom nossos alunos participarem de uma proposta como essa”, destacou.

O Projeto Campo Verde Mais Verde vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos 13 anos e, de acordo com Izilda Alves Fernandes, nesse período recebeu um prêmio nacional e outro internacional. Também detém o selo de sustentabilidade concedido pela Rede Ambiental de Responsabilidade Social.

Após o lançamento das sementes, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura fez a entrega dos prêmios aos alunos vencedores do concurso de redação que teve como o Meio Ambiente. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Educação e Cultura