Servidores participam de capacitação sobre compras governamentais

Secretários, controlador, pregoeiros e servidores lotados nos departamentos de compras das secretarias municipais de Campo Verde estão participando de uma capacitação sobre compras governamentais com foco no monitoramento dos benefícios das micro e pequenas empresas.

O treinamento, que está sendo ministrado pelo consultor do SEBRAE, Felipe Ansaloni, visa preparar melhor os servidores envolvidos no Programa Licita Campo Verde – Compras Governamentais.  O Programa obedece o que determina a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitando as negociações entre as MPE´s e MEI´s com os órgãos públicos.

De acordo com Felipe Ansaloni, consultor do SEBRAE, “o objetivo da capacitação é apoiar o Município a comprar das micro e pequenas empresas, fomentar as compras – principalmente dos pequenos negócios que estejam localizados no próprio município, para gerar emprego, gerar renda”. Somente no primeiro semestre de 2017, de acordo com o Departamento de Compras da Prefeitura de Campo Verde, foram adquiridos mais de R$ 2 milhões de micro, pequenas empresas e microempreendedores individuais instalados no município.

Ansaloni ressaltou que a capacitação dos servidores é fundamental, por serem eles os responsáveis pelas compras, pelas negociações com as MPE´s e as MEI´s. “A partir do momento em que a gente tem oportunidade de discutir como vai comprar, o que vai comprar, como colocar em prática esses benefícios paras as micros e pequenas empresas, eles compram essa ideia, eles implementam isso, eles tomam essas decisões na hora de uma licitação e a política pública acontece de fato”, salientou.

E fazer as políticas públicas acontecerem é uma das prioridades da Administração Municipal de Campo Verde. Um bom exemplo é o Programa Licita Campo Verde. “O maior sucesso ou não da política pública que cada cidade implementa depende da vontade do seu gestor. Essa vontade ela é política, é de cada prefeito, de cada secretário, de cada pregoeiro. Aqui em Campo Verde, além da Lei que existe em todos os lugares, existe a vontade. Por isso que esse é um programa exitoso”, destacou Ansaloni.

De acordo com o prefeito Fábio Schroeter, o Licita Campo Verde – Compras Governamentais vem sendo desenvolvido como forma de usar o poder de compra da Administração Municipal em benefício do Município e dos micros e pequenos empreendimentos. “A gente está aperfeiçoando isso e com a ajuda SEBRAE estamos fazendo um trabalho mais direcionado, mais técnico, com os nossos servidores para que a gente possa acentuar esse trabalho e ter mais resultados com isso”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Administração