Turismo

Voltar a Pagina Inicial

IMG_3750_12-15-2014Muito mais que bonito

Campo Verde é um daqueles lugares onde a natureza reuniu clima e solo favoráveis à agricultura e belezas naturais capazes de formar um cenário de rara beleza. São morros, serras, rios, riachos, lagos, cavernas e formações rochosas que encantam moradores e visitantes.

Capim Branco: história e belezas

Um dos mais belos cenários está na região da comunidade histórica de Capim Branco, que, além de casas centenárias, construídas durante o processo de ocupação da região, ainda no século 19, é cercada pelos morros da Cruz e da Rapadura.

No primeiro, uma cruz de madeira erigida em 1933 por um morador conhecido como “Pedro Boleiro”, tornou-se símbolo de fé e ponto de peregrinação da comunidade. No morro da Rapadura, um pequeno sítio arqueológico, formado por inscrições rupestres, comprava que o homem já habitava a região há mais de 4,5 mil anos.

Na comunidade está instalado o Museu da História de Campo Verde, em um prédio que é réplica da primeira estação telegráfica do interior de Mato Grosso, construída pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e inaugurada em 1896. Seu acervo é formado por fotos e utensílios utilizados pelos pioneiros.

Capim Branco, que tem no seu entorno várias cachoeiras, conta com uma pequena estrutura capaz de oferecer conforto aos visitantes, como restaurantes, pesque e pague e um balneário dotado de piscina e área de descanso. As cachoeiras estão em áreas particulares e a visitação só pode ser feita com autorização dos proprietários.

Fazenda Água Fria

Distante 49 quilômetros do centro de Campo Verde é na Fazenda Água Fria que está localizada a Caverna “Aroe Jari”, também conhecida como “Caverna do Francês”. Com cerca de 1,5 mil metros de extensão, tem em seu interior a “Lagoa Azul”, que ganhou esse nome devido à coloração azulada da água causada pela incidência dos raios do sol em determinadas épocas do ano.

Na Fazenda Água Fria estão também a “Ponte de Pedra”, a “Pedra do Monjolo” e a cachoeira Almiscarada. Com cerca de 10 metros de altura, a queda d água é uma das mais belas da região. Outro atrativo da propriedade é a caverna “Kiodo Brado”. Com cerca de 200 metros de extensão e 50 de altura, o atrativo se assemelha a uma grande catedral.

Estrutura – Na Fazenda Água Fria, o visitante encontra uma estrutura pronta para recebê-lo, como trilhas, pontes suspensas, chuveiros, banheiros, restaurantes, área para descanso e guias treinados. 

Cidade de Pedra

Localizada em uma fazenda a cerca de 25 quilômetros de Campo Verde, na região da Agrovila João Ponce de Arruda, a “Cidade de Pedra” tem esse nome devido às formações rochosas que afloram em meio ao cerrado. O lugar conta também com um cânion com 600 metros de cumprimento, 80 metros de largura e 50 metros de profundidade. O atrativo está em uma propriedade particular onde a entrada só é permitida com autorização e não conta com infraestrutura para receber turistas.

A região da Agrovila é rica em cachoeiras. São Pelo menos 10 localizadas em propriedades particulares, algumas delas com mais de 15 metros de altura, e várias outras de porte menor, além de corredeiras de águas cristalinas.

Galeria de Fotos: