Conselheiros e lideranças políticas de Campo Verde participam de oficinas de capacitação ofertadas pelo TCE-MT

Cerca de 200 pessoas, entre integrantes dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas, lideranças políticas e representantes de clubes de serviços de Campo Verde, participaram na noite de terça-feira (23) das Oficinas de Demandas da Sociedade ofertadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e que fazem parte do Projeto de Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, foi realizado no Centro de Atendimento ao Idoso Beno Jhonner e contou com a presença do prefeito Fábio Schroeter e de secretários municipais.

Secretária de Articulação Institucional e desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra Vuolo ministrou palestra com o tema: “Os Conselhos de Políticas Públicas enquanto controle social e participação democrática”.

Naíse Campos Silva Freire, secretária executiva da Ouvidoria Geral do TCE-MT, fez a apresentação do Programa de Desenvolvimento Integrado Institucional (PDI) e falou sobre o Projeto de Incentivo à Informação e à Consciência Cidadã”. Facilitadora do PDI do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Clélia Regina Guimarães, consultora da empresa Travessia, que presta serviços ao TCE-MT, ministrou palestra com o tema “O Planejamento Estratégico nos Municípios e sua correlação com os Conselhos Municipais”.

Durante as Oficinas, os participantes foram divididos em grupos de acordo com os temas pré-definidos anteriormente: Proteção de Gênero Humano, Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Patrimônio da Humanidade.

Ao final dos debates entre os integrantes dos grupos, foram elencadas as demandas mais importantes e elaborado um documento final que foi entregue ao prefeito Fábio Schroeter.

Entusiasta do PDI, o prefeito Fábio Schroeter destacou a iniciativa do TCE-MT na realização das oficinas de Acesso à Informação e à Consciência Cidadã. “É um projeto maravilhoso! A gente parabeniza o tribunal por essa iniciativa e por fazer além de sua função de simplesmente fiscalizar, de multar, de cobrar”, disse.

Fábio destacou ainda que o Projeto vai trazer mais benefícios à população e ajudar os gestores a administrar seus municípios. “Entendendo que esse trabalho vai realmente impactar na nossa sociedade. Um Executivo que tem essas demandas bem claras, bem estabelecidas sobre o que a sociedade precisa, e com cidadãos atuantes, participantes desses conselhos, com certeza o resultado será muito diferente”, disse.

Case de sucesso do /tribunal de Contas de Mato Grosso no Programa de Desenvolvimento Estratégico Institucional Integrado, Campo Verde, mais uma vez, foi classificado como destaque pela Secretária de Articulação Institucional e desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra Vuolo, pela realização das oficinas.

Segundo ela, as oficinas “vão empoderar, dar voz a esses conselhos que hoje vão indicar as principais demandas que a sociedade deseja que sejam inseridas no Plano Estratégico”. “Ou seja, quais ações, quais os projetos que o cidadão, hoje representado pelos conselhos e a sociedade civil organizada, desejam que sejam feitas nos próximos anos para gerar um verdadeiro desenvolvimento na cidade ou a melhoria da qualidade de vida e dos serviços prestados aos cidadãos”, completou.

Marciano Valcir Zanata é presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública de Campo Verde. Para ele, a capacitação ofertada através das oficinas, foi importante por qualificar melhor os conselheiros. “Existe muito amadorismos nos conselhos, não só no nosso, mas eu creio que nos outros também, justamente por ser composto muitas vezes por pessoas que não são do meio público e não estão acostumadas a operar dentro da máquina pública. Esse tipo de capacitação melhora o nosso lado, nossa expertise dentro dessa área”, observou.

Presidente da Câmara, o vereador João Narciso Gomes parabenizou o TCE-MT pela realização do evento e também destacou a importância da qualificação para os integrantes dos conselhos municipais de políticas públicas. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Planejamento
Tags: Campo Verde