Campo Verde recebe médico do “Programa Mais Médicos”

Wagner Vaz Nogueira foi apresetnado na tarde de ontem pela secretária de Saúde do Município, Cleonice Drum Schenckel ao prefeito Fábio Schroeter

Campo Verde é um dos municípios brasileiros contemplado com médicos do “Programa Mais Médico”, do Governo Federal. Na tarde ontem (26), o clínico geral Wagner Vaz Ramos foi apresentado pela secretária municipal de Saúde Cleonice Drum Schenckel ao prefeito Fábio Schroeter.

Wagner é cuiabano, cursou a faculdade de medicina no México e ultimamente atuava na área de pesquisa clínica em Huston, no estado americano do Texas. Ele atuará no PSF Central, atendendo pacientes da Zona Rural.

De acordo com Cleonice Drum Schenckel, o novo médico irá atender também nos postos de saúde do interior. Para ela, a vinda do clínico geral representa um reforço na saúde de atenção básica e permitirá a ampliação do atendimento na zona rural. “A demanda é muito grande, nós temos várias unidades que necessitam de cobertura ampla”, informou.

A secretária explicou que o posto de saúde do Santo Antônio da Fartura está sendo transformado em Unidade Básica de Saúde para que o novo médico possa atender duas vezes por semana naquela comunidade. Ele também atenderá nos postos de saúde dos assentamentos 14 de Agosto e 4 de Outubro; e no Capim Branco.

Cleonice Schenckel lembrou que Campo Verde foi inscrito no “Programa Mais Médicos” no ano passado, quando a secretaria municipal de Saúde estava sob a responsabilidade da ex-secretária Patrícia Andrade Alcântara.

O prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, destacou a importância de mais um médico atendendo na saúde de atenção básica. “Eu acredito que ele vai contribuir bastante, fazendo todo o atendimento à população. A gente deseja a ele boa sorte, bom trabalho e que realmente dê aquele atendimento que nossa população tanto necessita”, disse.

Wagner Vaz Guimarães, que morou no exterior por 16 anos, falou sobre sua expectativa quanto a trabalhar no Brasil. “Sou formado no México e estive trabalhando em investigação nos Estados Unidos; e a gente veio para somar com o povo aqui de Campo Verde”, disse, ressaltando que a escolha pelo município foi dele.

O novo médico falou também sobre o Programa Mais Médico. “É um programa que vai ajudar o Brasil, sem dúvida”, disse ele, lembrando que os profissionais estrangeiros vão atuar onde não há médico ou o número existente é insuficiente. “A gente veio para trabalhar a parte preventiva da medicina, ou seja, tratar, cuidar do paciente na clínica, no básico, para evitar conseqüências futuras, que leve o paciente ao hospital de terceiro nível, que seria uma cirurgia ou coisas mais complicadas. Então acho que o programa tem tudo para dar certo, já está dando certo, na verdade”, afirmou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)

Categorias: Noticias