Prefeitos da região Sul participam de reunião em Campo Verde

DSC03820-1Na tarde de hoje (18), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Região Sul (Cidesasul), realizou mais uma reunião de trabalho. Dos onze municipios que fazem parte do Consórcio, quatro estiveram representados.

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, que também é presidente do Cidesasul. Entre os assuntos tratados pelos prefeitos de Poxoréo Jane Maria Sanches Lopes, de Pedra Preta Marileidi de Araújo Philip, e pelo representante de Juscimeira Cássio Valniero, estavam a apresentação do Plano de Trabalho para 2014, a destinação dos recursos do Consórcio, o andamento do Projeto do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e outros assuntos relacionados ao Cidesasul.

Fábio Schroeter informou aos prefeitos que o município que tem interesse em melhorar o rebanho bovino leiteiro das pequenas propriedades, devem fazer a solicitação das doses, pois ainda existe sêmen para ser distribuído. Questionado pela prefeita de Pedra Preta sobre qual seria a destinação dos recursos do Cidesasul, Schroeter explicou que a ideia é investir na aquisição futura de uma prancha para o transporte de uma retroescavadeira hidráulica de será repassada ao Consórcio pelo Ministério da Pesca.

Outra informação repassada pelo presidente do Cidesasul foi sobre o plano de manejo de resíduos sólidos. Fábio informou que, durante reunião em Cuiabá, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente adiantou que cada consórcio intermunicipal receberá o valor de R$ 600 mil para a elaboração dos planos. De acordo com o que foi repassado pela SEMA, R$ 540 mil serão viabilizados pelo Governo Federal e R$ 60 mil pelo Governo do Estado. No próximo dia 20, Schroeter irá visitar uma empresa de tratamento de resíduos sólidos em Sorocaba (SP). O modelo será avaliado e, se aprovado, poderá ser implantado na área de abrangência do Cidesasul. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)

Categorias: Noticias