Prefeitura entrega trator e implementos no Dom Ozório

1O prefeito Fábio Schroeter e o deputado estadual Ságuas Moraes (PT), entregaram no último sábado uma patrulha mecanizada composta por um trator traçado com 85 cavalos de potência, uma grade aradora, uma grade niveladora, uma carreta e uma ensiladeira, a pequenos produtores rurais do Assentamento Dom Ozório.

Os equipamentos, adquiridos com recursos do Governo Federal viabilizados através de emenda parlamentar do deputado Ságuas Moraes – e também com contra partida do Município – foram repassados à Associação Mista de Pequenos Produtores Rurais Agroecológicos em Prol do Desenvolvimento Sustentável (AMPRADS), e vão beneficiar pelo menos 50 assentados que têm suas propriedades na região conhecida como “areão”.

A patrulha, a primeira entregue no Assentamento, vai permitir que os pequenos produtores possam desenvolver atividades relacionadas à agricultura familiar, como o cultivo de verduras, legumes e frutas. “Vão ajudar nós muito”, disse o presidente da AMPRADS, Luiz Antônio Zanolin, o “Toninho”. “No braço a gente não consegue limpar esses capins, a braquiária. Vai ser bom pra mexer com horta, pra plantar uma mandioca, banana, o que é da agricultura familiar”, observou.

Toninho destacou o trabalho do prefeito Fábio Schroeter, do deputado Ságuas Moraes, do vereador Gessy Matheus Ventura (PT) e do secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Pedro Cambará na viabilização do maquinário. “São eles que ajudaram nós, porque nós não damos conta. A gente apenas pede pra eles”, completou. Para ele, a patrulha mecanizada representa o apoio que a Prefeitura de Campo Verde está dando para os pequenos produtores do Dom Ozório. “Esse é o primeiro trator que está chegando aqui. Isso é a força do prefeito Fábio, do secretário Pedro, do vereador Gessy”, destacou.

Para o prefeito Fábio Schroeter, a entrega da patrulha mecanizada é motivo de felicidade não apenas para os moradores do Assentamento, mas também para ele como gestor do município. “É um momento de muita alegria quando a gente consegue entregar um equipamento desse, que a gente sabe que vai ser muito importante para a comunidade. Nós somos testemunhas das dificuldades que os assentados passam e esses equipamentos vão auxiliar, e muito, para que eles possam produzir”, frisou o prefeito.

O deputado Ságuas Moraes destacou que a patrulha mecanizada é a realização de um sonho dos assentados e a oportunidade para que eles possam produzir. “A gente assumiu esse compromisso aqui para as emendas do ano passado e que foi liberada em fevereiro desse ano, o prefeito Fábio fez a licitação dessa patrulha mecanizada, então, é a gente procurando proporcionar melhorias das condições de vida das pessoas”, disse o deputado.

Ságuas Moraes lembrou que a emenda foi apresentada no orçamento do Governo Federal atendendo a uma solicitação do vereador Gessy Matheus Ventura e do secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente Pedro Cambará. Ele destacou também o trabalho da Administração Municipal para que os recursos pudessem ser acessados. “O prefeito Fábio encaminhou toda documentação necessária para que a gente pudesse chegar a essa possibilidade de estar entregando hoje essa patrulha mecanizada”, destacou.

Das dez emendas apresentadas pelo parlamentar para a aquisição de patrulhas mecanizadas, somente a de Campo Verde foi paga até agora, porque, segundo Ságuas, a Prefeitura está com a documentação em dia e não tem nenhuma pendência que impeça a liberação dos recursos.

Como vereador, Gessy Matheus Ventura frisou que a entrega dos implementos é motivo de felicidade por saber que essa ação vai proporcionar melhora de vida para os assentados. “A gente quer fazer essa comunidade feliz, produzir e ajudar, porque a agricultura familiar é a grande alavanca dentro do Brasil”, disse ele, citando como exemplo de produtividade o Assentamento Santo Antônio da Fartura. “E a gente quer ver também o Assentamento Dom Ozório do tipo do Assentamento Santo Antônio da Fartura. Por isso a gente fica muito feliz mesmo de estar entregando essa patrulha para ajudar essas pessoas a produzir e viverem melhor”, completou.

Para o secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente Pedro Cambará, a entrega da patrulha mecanizada marca o início da agricultura familiar no Assentamento Dom Ozório. “Com certeza. Aqui não tinha nenhuma patrulha agrícola pública, e tem uma demanda muito grande. Isso aí foi uma batalha muito grande do prefeito Fábio, do vereador Gessy, nossa também e do deputado Ságuas. Esse é um trabalho que vai melhorar, sem dúvida nenhuma, a qualidade de vida das pessoas”, frisou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)