Prefeitos classificam o programa Licita Campo Verde como modelo

10Os prefeitos de municípios mineiros, eleitos e reeleitos para o próximo mandato, que vieram a Campo Verde para conhecer o Programa Licita Campo Verde – Compras Governamentais, avaliaram positivamente a iniciativa da Administração Municipal em criar mecanismos que facilitam a negociação entre a Prefeitura e as pequenas, microempresas e empreendedores individuais estabelecidos na cidade.

Os gestores mineiros puderam conhecer também exemplos de empreendedores que evoluíram ou iniciaram seus empreendimentos através das orientações obtidas junto à Incubadora de Empresas Sucesso, como a empresária Lori Soutes, proprietária do Hotel Lorys, e o empresário Elson de Salles, da S.O.S Controle de Pragas.

Para os dez gestores mineiros, que vieram por iniciativa do Sebrae/MG e do Sebrae/MT, a forma de gestão desenvolvida em Campo Verde e o Programa Licita Campo Verde – Compras Governamentais, são modelos para todo o Brasil. “O prefeito Fábio está de parabéns, Campo Verde é referência não só para o estado de Mato Grosso, mas se torna referência também para o Brasil”, destacou, Ângelo Chequer, prefeito de Viçosa, que foi reeleito para o seu segundo mandato.

Para ele, a vinda à Campo Verde foi de grande aprendizado. “Nós estamos saindo daqui todos satisfeitos. É um modelo de gestão a ser seguidos por todos nós, é um exemplo a ser seguido não só pelo estado, mas eu acho que pelo Brasil”, ressaltou. Com 35 anos, Chequer foi reeleito para mais um mandato à frente da Prefeitura de Viçosa, município que tem 77,8 mil habitantes e é um importante polo universitário.

Segundo ele, vários programas e ações desenvolvidos em Campo Verde poderão ser adotados em sua nova gestão. “Vamos tentar implantar, lógico, adaptando à nossa realidade, à nossa cultura, para que possamos alcançar os mesmos avanços que foram obtidos aqui em Campo Verde”, disse.

Quem também destacou o modelo de gestão e elogiou a iniciativa de se criar o Programa Licita Campo Verde – Compras Governamentais, foi o prefeito de Ubá, outro importante município mineiro e maior polo moveleiro do estado, Edson Teixeira Filho.

O gestor mineiro parabenizou Campo Verde que, mesmo sendo um município jovem, apresenta alto índice de desenvolvimento e que tem buscado firmar parcerias com os empreendedores. Para ele, o Programa Licita Campo Verde – Compras Governamentais coloca em condições de igualdade grandes e pequenos fornecedores.

“Não é questão de dar ou não dar facilidades para as pessoas, é mostrar um caminho. É um projeto que nós pretendemos implantar na nossa administração, não só a incubadora de empresas, que aqui parece que está funcionando muito bem, mas, principalmente, aplicar a lei de incentivo a micro e à pequena empresa nas concorrências da Prefeitura”, disse Teixeira Filho.

Para o prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, foi bom poder receber os prefeitos dos municípios mineiros que vieram conhecer o Licita Campo Verde, um programa implantado este ano por sua gestão e que está dando resultado.

Para ele, fazer gestão pública é um grande desafio e um deles é fomentar a economia em um momento em que todo o país passa por uma séria crise econômica e institucional. “Mas é também gratificante ver que a gente está servindo de referência para alguém. É sinal que está dando algum resultado”, destacou.

O Programa Licita Campo Verde – Compras Governamentais, conforme frisou o prefeito, é uma forma de a Prefeitura concentrar suas compras nas empresas instaladas no município, aumentando assim a geração de emprego e renda da população. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação – ASCOM/PMCV)