Campo Verde é o 7º município com melhor desenvolvimento em Mato Grosso


De acordo com os números do Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Campo Verde avançou 9 posições

Campo Verde apresenta alto índice de desenvolvimento, de acordo com a Firjan

Campo Verde é um dos municípios de Mato Grosso que mais se destacam em termos de desenvolvimento econômico e em qualidade de vida graças aos investimentos feitos pela iniciativa privada e pelas políticas públicas implantadas e desenvolvidas pela a Administração Municipal.

Todo esse potencial pode ser confirmado por meios de números. Em dezembro, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou o Índice de Desenvolvimento Municipal e o resultado demonstrou que Campo Verde avançou em duas das três áreas avaliadas:  Educação, Saúde e Geração de Emprego e Renda.

De acordo com os números divulgados em 2018, Campo Verde avançou 9 posições, saindo do 16º para e o 7º lugar entre os municípios com melhor índice desenvolvimento em Mato Grosso. Os números divulgados pela Firjan têm como ano base 2016.

Em 2017, que tinha como ano base 2015, Campo Verde apresentava um IFDM consolidado de 0,7724, numa escala que vai de 0 a 1. Em 2018, esse índice saltou para 0,8033, garantindo ao município um alto grau de desenvolvimento.

Na Educação, Campo Verde apresentou em 2018 um índice de 0,8017 contra 0,8081 em 2017. Na Saúde, o IFDM foi de 0,8740, enquanto que no ano anterior foi de 0,8721. O índice com melhor desempenho foi Emprego e Renda, que de 0,6370 em 2017, saltou para 0,7339 em 2018.

De acordo com a metodologia do IFDM, índice acima de 0,8 é considerado alto. Entre 0,6 e 0,8 é moderado, enquanto que entre 0,4 e 0,6 é regular. De 0 a 4, o índice é considerado baixo.

Para o prefeito Fábio Schroeter, esse grau de desenvolvimento apresentado por Campo Verde é calcado no empreendedorismo, uma vez que a cidade oferece inúmeras oportunidades de negócios, e no apoio da Administração Municipal através de políticas que visam fomentar a economia local.

“Quem quer investir encontra todas as condições necessárias em nosso município, como logística, matéria prima e incentivos por parte do Poder Público. E isso resulta em crescimento social e econômico”, disse ele.

O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros.  Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Categorias: Gabinete