Campo Verde realiza Conferência Municipal de Saúde, elege delegados e seleciona propostas para a Conferência Estadual
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: Valmir Faria
Legenda: A 9ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada na última quinta-feira
Autor da Foto: Valmir Faria
Considerada um momento democrático e de grande importância, a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Campo Verde foi realizada nesta quinta-feira (25) no Centro de Atendimento ao Idoso Benno Johner.
Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e realizada a cada quatro anos, a Conferência é a oportunidade para que a população, os gestores e os trabalhadores da saúde apresentem propostas e ideias que possam contribuir para o incremento do atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Este ano, o tema central da conferência foi “Saúde, democracia, soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil”.
O tema principal foi dividido em quatro subeixos, sendo eles:
I - Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
II - Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na Justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
III - Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental;
IV - Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.
As propostas e ideias aprovadas na Conferência Municipal serão apresentadas na Conferência Estadual, prevista para ser realizada de 16 a 19 de maio de 2027, em Cuiabá. Do certame estadual sairão propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília em data ainda não definida.
O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira participou da cerimônia de abertura da Conferência e destacou sua importância na estruturação da Saúde Pública. “O Sistema Único de Saúde tem seus procedimentos, seus métodos oriundos de debates que têm a função de cada vez mais entregar à população um Sistema de Saúde cada vez mais eficiente e presente”, frisou o gestor.
Para o prefeito, as propostas surgidas durante a Conferência servem incrementar os processos e entregar um atendimento cada vez melhor. “São nessas conferências que muito encaminhamentos nascem, a partir do debate com a população, com os profissionais, para que isso chegue realmente ao Ministério da Saúde e vire política pública aplicada à população”, ressalto Alexandre.
O prefeito destacou também que a Administração Municipal tem feito o seu papel quando o assunto é o diálogo e o debate com base nas experiências vividas, buscando com isso para a Saúde Pública.
“A gestão tem conduzido a saúde de maneira muito presencial, trazendo não só investimentos, mas também atendimentos que outrora nós não tínhamos, na intenção de aproximarmos a população”, frisou Alexandre. “Essa aproximação não acontece somente nos debates, na teoria. Não! Isso tem que nascer de um ambiente da atenção da saúde básica, do sistema de média e alta complexidade, para que a gente possa oferecer em todos os segmentos a atenção da saúde pública”, ressaltou. “Hoje, o município de Campo Verde tem feito o básico de uma maneira muito bem-feita e buscado também atender áreas que em outros momentos não eram atendidos”, enfatizou.
Alexandre citou como exemplo de avanço os atendimentos em cirurgias bariátricas e ortopédicas, entre outros, o que reflete a melhoria implementa nos últimos anos. “Isso reflete a importância do atendimento da Saúde Pública campo-verdense, a abrangência de sua cobertura e a importância de estar presente em vários outros segmentos”, destacou.
Secretária municipal de Saúde e vice-prefeita, Edna Queiroz da Silva também destacou a importância da Conferência por ser um momento onde todos os envolvidos coma saúde pública, principalmente a população, podem manifestar suas opiniões e sugestões que podem ser incrementadas no SUS. “É nesse momento que a gente discute políticas públicas para nossa população”, frisou.
Edna também acrescentou que em Campo Verde, a saúde pública tem recebido investimentos acimo do dobro do percentual determinado pela Legislação, que é de 15% do orçamento próprio. “Nós estamos investindo mais de 32% não só em infraestrutura, mas, principalmente, no atendimento da nossa população”, salientou ela.
Durante a Conferência Municipal de Saúde, que tem previsão de ser encerrada por volta do meio-dia, foram eleitos os delegados titulares e suplentes que representarão Campo Verde na Conferência Estadual, entre os dias 16 e 19 de março, em Cuiabá. Os escolhidos pelos participantes foram:
Representando os usuários do SUS:
1º Titular: Maria Cristina Gomes Ribeiro
2º Titular: Lincoln Pereira Leite
1º Suplente: João Paulo Rodrigues da Silva
2º Suplente: Vagner Fernando de Oliveira
Representando os trabalhadores da Saúde 1º Titular:
Gabriel Sobral Silva Brites
1º Suplente: Gabriel Santos Ferreira
2º Suplente: Rodrigo Madureira de Oliveira
Governo e Prestadores de Serviço:
1º Titular: Carolina Innocencio
1º Suplente: Renata Helayne Pereira de Alencar
As propostas aprovadas para serem enviadas para a Conferência Estadual foram:
EIXO I:
Valorizar a ciência e a pesquisa em saúde, incentivando investimentos em pesquisas desenvolvidas por universidades e instituições, fortalecendo a indústria nacional de medicamentos, vacinas e equipamentos, reduzindo a dependência externa, englobando os setores produtivos (química, biotecnologia, mecânica e eletrônica) em especial o Complexo Econômico- Industrial da Saúde (CEIS).
EIXO II:
Taxação de jogos de azar, com valores destinados ao SUS com foco na saúde mental, parta fortalecimento e ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
EIXO III:
Assistência Especializada as pessoas com deficiências físicas, mentais e transtornos psicológicos dos protocolos de contingência e salvamento em desastres naturais.
EIXO IV:
Distribuição de percentuais onde será locado a finalidade do recurso, com discricionariedade da gestão municipal, atendendo os princípios do direito administrativo e constitucional do município.