Conferência Municipal de Saúde será realizada nesta quinta-feira
Fonte: Assessoria de Comunicação - PMCV
Autor: Valmir Faria
Legenda: Durante a Conferência Municipal serão escolhidos os delegados que participarão da Conferência Estadual
Autor da Foto: Internet
Campo Verde realiza nesta quinta-feira (25), mais uma Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Em sua 9ª edição, a Conferência terá como tema: “Saúde, democracia, soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil”. Aberta a toda a população, será realizada no Centro de Atendimento ao Idoso Beno Johnner com início às 7h00.
Presidente do CMS, a farmacêutica Tamara Telline, classificou a realização da conferência como de grande importância por ser um momento de debate envolvendo gestores, servidores da saúde e população.
“São propostas que sairão daqui, passarão pela Conferência Estadual e as melhores vão para a Conferência Nacional. Com várias ideias e vivências reunidas, conseguiremos levar propostas inteligentes de melhoria para saúde do nosso país”, disse ela.
De acordo com a programação, a conferência terá, além do tema central, mais 4 eixos que serão debatidos nas mesas temáticas formada pelos participantes. Os temas são:
I - Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
II - Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na Justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
III - Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental;
IV - Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.
Durante a realização da Conferência serão escolhidos quatro delegados titulares e quatro suplentes que participarão da Conferência Estadual, que será realizada de 16 a 19 de março de 2027, em Cuiabá. 50% dos escolhidos deverão ser usuários do SUS, 25% gestores e 25% prestadores de serviços.